domingo, 29 de março de 2009

A Novidade Colorida e a Cidade Cinza


Um botão encarnado e fumegante em plena cidade gris.
A carola que saia da padaria gritou.
Correu lento o Joãozinho que voltava da pelada sujo de lama.
O soldado fardado de plantão em pose parou.
E o zé da feira cheirando a verdura pôs-se em olhos esbugalhados.
Ficam aturdidos com a novidade colorida.
Daqui a pouco não estavam em perigo,
mas já assinando sua participação no corriqueiro dos dias.
Memorizando, registrando, fotografando.
Tinha a informação pro jornal mais tarde.
A imagem pra viajar nos bytes de logo mais.
O telefone sem fio cotidiano de amanhã.
'Eu estava lá. Estava com o celular na mão. Eu vi, era enorme!'
Repassada a notícia, a cidade já ganhava de novo seu tom.
O botão também se acinzentou e
juntou-se ao ar comum, da mesma cor.
Tudo estava normal como antes. Pessoas cor de edifícios.
Concreto quente e vivo como gente.
Uns monóxidos a mais, uma escurecida no tom
e ressurgia com o sol cinzento de sempre o mesmo preto

e branco apressado da cidade-cinza de cada dia.

Nota: Leitura de um acontecimento já quase corriqueiro na "cidade grande": um incêncio.

2 comentários:

  1. Olá! Peço-te desculpas, pelo fato de não ter feito um comentário sobre o seu texto primeiro: A Novidade Colorida... Preciso de mais tempo para entender a sua subjetividade!!! rs Obrigado pelos comentários; são importantes para mim, para poder ''amadurecer'' as minhas idéias através das idéias das outras pessoas que querem SER MAIS, assim como você! Um grande abraço!! Parabéns pelo Blog! Espero que mantenhamos o contato!!!!! Um grande abraço!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. "Pessoas cor de edifícios."

    Gostei muito disso!!
    Uma vez escrevi um texto forte sobre a cidade e deu-se um impacto onde foi uma chuvarada de críticas, ninguém queria ver os meus sentimentos diante desse acinzentado enorme que vivemos.Mas eu acho ótimo esse olhar...
    Gostei muito do texto.


    beijos grandes!

    ResponderExcluir